Páscoa é marcada por alta nos preços do chocolate

In Economia, Geral

Brasil é um dos países mais afetados com a alta do cacau, segundo Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

Kleber Paim

Seja pelo significado cristão ou pelos famosos ovos de chocolate, a Páscoa é uma data que movimenta fortemente o mercado brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) revelou que os ovos de chocolate estão 9,52% mais caros neste ano. Para reforçar esse cenário, o preço do cacau, principal matéria-prima do chocolate, registrou um aumento de 190% nos últimos anos.

Esse aumento é impulsionado por problemas climáticos que afetam as lavouras dos principais produtores de cacau do mundo, localizados na África. O continente é responsável por 70% do fornecimento global da amêndoa, e a Costa do Marfim, sozinha, responde por 45% da produção mundial.

Moradora do Rio de Janeiro, Jennifer Oliveira, conta que, apesar do aumento nos preços, pretende comprar ovos de Páscoa industrializados. “Particularmente, sempre gostei de receber ovos de Páscoa e comemorar com a família. Então, mesmo com o aumento, continuo comprando os industrializados”, afirma.

Ovos caseiros seriam uma solução? 

Com o aumento no preço dos ovos de chocolate, muitos brasileiros decidiram não comprar o produto ou aproveitar a data para empreender. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, revela que 76% dos consumidores preferem adquirir ovos de Páscoa artesanais de pequenos empreendedores. 

Entre os entrevistados, 18% afirmaram que vão produzir os próprios ovos, e uma em cada dez pessoas faz o produto apenas na véspera da Páscoa. Segundo o levantamento, a maioria desses empreendimentos é liderada por mulheres das classes D e E.

A confeiteira Marcela Chagas conta que precisou aumentar o preço de seus produtos para enfrentar a alta no preço do chocolate. “A solução é ficar de olho nas promoções correndo atrás dos melhores preços e mantendo a melhor qualidade possível dos nossos ovos de páscoa’’, completa.

Uma das estratégias adotadas por Marcela é investir nos recheios e nas decorações dos ovos. Ela monta um cardápio com diversos sabores e seus respectivos preços, a fim de permitir que o cliente escolha conforme sua preferência. “Faço os ovos com bastante recheio e capricho nas decorações, sempre de acordo com os pedidos dos clientes”, afirma.

Pesquisa locomotiva 

A pesquisa apresenta o levantamento de dados comparando o ano passado com este ano: em 2024, 86% dos brasileiros pretendem comprar algum produto relacionado à Páscoa, enquanto em 2023 esse número foi de 81%. Para 77% dos entrevistados, a Páscoa é um momento de presentear, o que representa cerca de 126 milhões de brasileiros. A intenção de compra é maior nas classes A e B, enquanto na classe C o índice é de 86% e, nas classes D e E, de 76%. Além disso, 66% dos consumidores consideram injusto que os ovos de Páscoa custam mais do que chocolates comuns de mesmo peso. 

You may also read!

Presidente Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para fins cosméticos

As autoridades sanitárias têm o prazo de dois anos para colocar em prática as novas medidas. Príscilla Melo O

Read More...

Sorteio define jogos das quartas de final da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil terá dois clássicos regionais nas quartas de final. Felipe Torquato

Read More...

Conselho Federal de Odontologia faz alertas sobre o morango do amor

O doce do momento agrada o público e apavora os dentistas. Príscilla Melo O Conselho Federal de Odontologia (CFO)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu